Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado

 

O Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, foi criado na sequência da fusão da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e do Agrupamento de Escolas de Mem Ramires a 1 de Agosto de 2010 (Resolução do Conselho de Ministros nº 44/2010, de 14 de Junho).

 

Sendo constituído por 6 estabelecimentos de ensino, no presente ano letivo tem:

-   2141 alunos - Educação Pré-escolar 102 alunos / 5 turmas; 1.º Ciclo do Ensino Básico 400 alunos / 18 turmas; 2.º Ciclo do Ensino Básico 303 alunos / 13 turmas; 3.º Ciclo do Ensino Básico 509 alunos / 22 turmas; Ensino Secundário 827 alunos / 34 turmas. 

- 201 docentes - dos Quadros 180; contratados 21.

- 15 técnicos.

- pessoal não docente - 75.

 

Escola do Ensino Secundário com o 3º Ciclo do Ensino Básico

Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

 

A Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, cujo edifício atual foi inaugurado em 1969, possui 28 salas de aula normais e várias salas específicas, sendo de destacar 3 laboratórios (Física, Química e Biologia), 1 sala de Desenho, 2 salas de Desenho/Geometria Descritiva, 5 salas de Informática, 1 sala de Multimédia, 1 Laboratório de Eletricidade, 1 Oficina de Eletricidade, 1 Oficina de Mecânica, 1 sala Educação Tecnológica/Oficina de Expressão Artística, 2 Oficinas de Artes, 2 Ginásios e 1 Campo de Jogos.

Existe um amplo Centro de Recursos, um Auditório com capacidade para 80 pessoas, uma Sala de Reuniões / Formação com capacidade para 40 pessoas. Existem ainda espaços destinados às Diversas Áreas Disciplinares, uma Sala de Professores, uma Sala de Diretores de Turma, o Serviço de Psicologia e Orientação, Gabinetes da Direção, Gabinetes dos Serviços de Administração Escolar, Sala da Associação de Estudantes, Sala de Convívio dos alunos, um Bufete e um Refeitório.

Existem 2 ginásios e campo de jogos exteriores, bem como balneários. Através de um protocolo com a autarquia, utiliza-se um segundo campo de jogos adjacente à escola assim como as Piscinas do Sacapeito.

 

Escola com o 2º e o 3º Ciclo do Ensino Básico

 

Escola Básica 2,3 de Mem Ramires

 

A Escola dos 2º e 3º ciclos de Mem Ramires, foi inaugurada em 1987 e dispõe de 23 salas, sendo 13 salas de aula normais e 10 salas específicas: laboratório de Ciências Naturais, duas salas TIC, uma sala para a disciplina de Ciências Físico-Químicas, duas salas de Educação Visual e Tecnológica e uma de Educação Visual, uma sala de Educação Musical, uma de Ciências da Natureza e uma outra de Matemática – Ginásio de Matemática.

 

No primeiro andar do Bloco A funcionam a Biblioteca - integrada na Rede de Bibliotecas Escolares - o Auditório, a sala TIC, o gabinete dos Diretores de Turma, o Departamento de Línguas e o Centro de Formação da Lezíria do Tejo, tendo sido colocado um elevador no Verão de 2004.

 

Existem gabinetes para todos os Departamentos, Sala da Coordenação do Estabelecimento e Sala de Professores, Refeitório e Bar dos Alunos.

 

Existe um Pavilhão Polidesportivo e um campo de jogos exterior, sendo utilizadas também, através de um protocolo com a autarquia, as piscinas municipais do Sacapeito.

         

Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico

Até à inauguração do Centro Escolar do Sacapeito, mantém-se o regime de desdobramento em paralelo com o regime de horário normal nas Escolas dos Leões e do Pereiro.

São oferecidas Atividades de Enriquecimento Curricular, AEC, nas áreas de Inglês, Artes Plásticas,  Atividade Física e Desportiva e Oficinas Criativas (Matemática, Português e Projeto).

Numa perspetiva interdisciplinar são desenvolvidos projetos no âmbito da Educação para a Saúde e o Plano Nacional de Leitura.

 

Escola do 1º Ciclo dos Leões

 

A Escola nº 7, Leões, situa-se na freguesia de Marvila, nos terrenos de um antigo campo de futebol denominado “ Campo dos Leões”, atualmente uma zona habitacional com um crescimento demográfico em expansão. Foi construída em 1984, tem tipologia P3, sendo constituída por onze salas de aula distribuídas por dois blocos. Cada bloco tem dois pisos com três salas e uma zona comum.

 

Desde 2004 existe uma sala Teacch, destinada à intervenção com crianças do espetro autista, designada a partir de 2008 por Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. Igualmente, desde 2008, existe uma sala destinada a Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência.

 

Existe um polivalente, onde se realizam atividades na área das Expressões, convívios e festas, sendo também um espaço utilizado nos intervalos em situações climáticas adversas. No polivalente existe a Biblioteca Escolar, integrada na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, com uma sala de Informática.

 

Existe uma sala de professores, um gabinete da Coordenação do estabelecimento, uma reprografia, uma cozinha, casas de banho e arrecadações. O refeitório funciona num anexo inaugurado em Outubro de 2007.

 

O pátio de recreio tem uma grande área, com árvores, um pequeno parque infantil e mesas com bancos. Existe, ainda, separado do recreio da escola por um muro, um espaço de lazer, onde se incluiu um pequeno campo de jogos, aberto a toda a comunidade, podendo ser utilizado pelos alunos.

 

Escola do 1º Ciclo do Pereiro + Jardim de Infância

A EB1/JI do Pereiro fica situada na freguesia de Marvila, numa das zonas mais antigas da cidade e teve início em 1982. Tem a tipologia P3, embora não tenha o traço genuíno, por ter sido sujeita a algumas adaptações. Para além das salas de aula dispõe de uma sala de professores, uma cozinha, um refeitório, um polivalente, casas de banho, um balneário, um pátio com algumas árvores e um pequeno parque infantil, espaços partilhados pelos utentes do Jardim de Infância.

 

Complexo Escolar do Sacapeito - Jardim de Infância + 1.º Ciclo

 

 

Jardins de Infância

Os três estabelecimentos dispõem de diversos tipos de equipamento adequados à especificidade da Educação Pré-Escolar, contemplando tanto mobiliário como equipamento relacionado com as TIC.

A Componente de Apoio à Família contempla o serviço de almoço, o prolongamento de horário e atividades de animação diferenciadas: Expressão Dramática; Dança; Pequenos Construtores.

Numa perspetiva interdisciplinar são desenvolvidos projetos no âmbito da Educação para a Saúde e o Plano Nacional de Leitura.

 

Jardim de Infância do Pereiro

Funciona na escola básica do 1º ciclo com o mesmo nome, tendo iniciado o seu funcionamento em Outubro de 2004.

Espaços: 1 Sala de Atividades (atividades letivas); 4 Sanitários; 1 Espaço Contíguo à sala de atividades (serviço de lanches; atividade de Música); 1 Refeitório (serviço de almoço); 1 Polivalente (atividades da Componente de Apoio à Família); 2 Arrecadações (arrumação de materiais diversos; armazenamento do Leite Escolar); 1 Pátio de Recreio descoberto (atividades de exterior).