Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

 

 

A Escola Industrial e Comercial de Santarém foi criada em 1956, sendo nela ministrados inicialmente o Ciclo Preparatório e os Cursos de Formação de Serralheiro, de Formação Feminina e Geral de Comércio. As aulas iniciaram-se no dia 18 de Janeiro de 1957 no remodelado edifício dos antigos Paços do Concelho na Praça Visconde Serra do Pilar.

 

Em 1969 o actual edifício, situado no Planalto de Fau, foi inaugurado, tendo capacidade para 1200 alunos. Em 1979 a Portaria nº 608 alterou a designação dos estabelecimentos de ensino, passando a chamar-se Escola Secundária de Marvila. Em 2 de Abril de 1987 a Escola adoptou a designação que actualmente é utilizada: Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

 

Alfageme (Blog de Antigos Alunos)

 

Desde o ano lectivo de 2000/2001 a Escola comemora "O Dia da Escola" a 15 de Março, o dia da inauguração oficial da antiga Escola Industrial e Comercial.

 

Na sequência da fusão da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e do Agrupamento de Escolas de Mem Ramires, passou a integrar o Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, a partir de 1 de Agosto de 2010 (Resolução do Conselho de Ministros nº 44/2010, de 14 de Junho).

 

Contactos

 

Tel: 243309650

Fax: 243309651

Site

Correio electrónico: escsec.gmachado@mail.telepac.pt

 

Patrono

 

António Ginestal Machado nasceu em Almeida a 3 de Maio de 1874 e faleceu em Santarém a 28 de Junho de 1940. Foi um advogado, professor liceal e político português. Entre outras funções, foi deputado, Ministro da Instrução Pública e Presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro) durante a Primeira República Portuguesa. Em 1904 obteve colocação como professor efectivo de História e Geografia no Liceu Nacional de Santarém.

(Wikipédia, a enciclopédia livre)

 

Escola - Espaço Físico

 

 

(Trabalho realizado no âmbito da área curricular não disciplinar "Área de Projeto")
 

 

(Prova de Aptidão Profissional - Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos - Alunos: Aleksandar Dimov e Helder Couto)

 

Este estabelecimento de ensino está inserido numa zona residencial servida por inúmeros estabelecimentos comerciais, estando próxima de alguns equipamentos sociais e de outros serviços públicos, nomeadamente a Delegação Regional da Segurança Social, o Centro de Emprego de Santarém, as Piscinas Municipais antigas, a Direcção Regional de Viação, a Delegação Desconcentrada do Instituto Português da Juventude, o Instituto Politécnico de Santarém e a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Mem Ramires. Tem um acesso fácil a outras zonas da cidade em percurso pedestre ou utilizando a rede de transportes urbanos, com paragens próximas deste estabelecimento de ensino.

 

A escola tem uma apresentação cuidada e agradável quer nos espaços exteriores quer nos interiores. A sua tipologia actual é a de uma Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico, tendo uma capacidade para 42 turmas - classificada como T42. Possui 24 salas de aula normais e várias salas específicas. Dispõe de 2 Ginásios e de 2 campos de jogos e, na modalidade de natação, são utilizadas as Piscinas Municipais. Existe uma Sala de Reuniões, a Sala de Professores, a Sala de Directores de Turma que, para além de um espaço mais amplo possui gabinetes individuais assegurando a privacidade nos contactos com alunos e encarregados de educação, os Gabinetes das Áreas Disciplinares, uma Sala de Estudo e uma Sala para a Gestão das Actividades de Ocupação dos Tempos de Escola.

 

Existe um Auditório e um Centro de Recursos bastante amplo e acolhedor, onde podem ser consultados e requisitados variados livros, jornais e revistas. Existem espaços próprios para ouvir música, ver filmes e aceder à Internet. A escola encontra-se informatizada, havendo computadores em todas as salas de aula e quadros interactivos. A rede wireless encontra-se disponível em todo o espaço escolar. Alguns serviços da escola divulgam informação específica sobre as respectivas actividades através de sites ou blogues, para além da informação veículada pelo site da escola.

 

Quanto a espaços destinados ao convívio entre os alunos destaca-se a Sala de Convívio e a Sala da Associação de Estudantes, para além de pequenos espaços localizados nos átrios dos pisos e de todo o espaço exterior.

 

Tal como qualquer estabelecimento de ensino a escola disponibiliza vários serviços de apoio, com instalações próprias, nomeadamente os Gabinetes da Direcção, os Serviços de Administração Escolar, o Serviço de Acção Social Escolar, a Reprografia, a Papelaria, o Refeitório e o Bar. Disponibiliza ainda os Serviços de Psicologia e Orientação e a Educação Especial.

 

Seguidamente pode visualizar alguns espaços da escola através de fotografias disponibilizadas pelo site da escola ou por outros sectores da escola.

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para conhecer alguns sectores da escola pode consultar os seguintes sites:

 

Blog do Clube de Fotografia

Blog da Escola

Blog Livros e Mais

Centro de Recursos

Museu Virtual de Física e Química

 

A Missão e a Visão da Escola

 

 

De acordo com o seu Projecto Educativo a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado visa "o desenvolvimento de uma organização orientada para a excelência, o optimismo e o sucesso. Para atingir estes patamares baseia o seu trabalho no sentido da cooperação, partilha e inovação, tendo sempre em conta a realidade local.

 

A sua Missão está suportada por três pilares fundamentais:

 

- capacitar os alunos para o prosseguimento de estudos;

- promover a capacitação dos alunos para o mundo do trabalho;

- desenvolver nos alunos atitudes que revelem uma sólida formação cívica e pessoal.

 

A Escola propõe-se desenvolver acções que possibilitem aos alunos:

 

- a capacidade de escolher os seus percursos educativos diferenciados;

- a utilização de métodos, técnicas e competências numa perspectiva de construção do saber e de auto-aprendizagem;

- laços afectivos que permitam uma maior coesão social;

- uma atitude para a mudança, acreditando que face às diversidades sejam cooperantes e solidários partilhando uma comunidade competente e optimista;

- o desenvolvimento dos valores da tolerância, democracia, liberdade e da responsabilidade;

- o espírito da inovação, permitindo a investigação, a crítica e o debate e autonomia;

- o reconhecimento das diferenças ideológicas e humanas."

 

Oferta Educativa e Formativa

 

Trata-se de um estabelecimento de ensino que ministra essencialmente o ensino secundário, embora também seja leccionado o 3º ciclo do ensino básico. Neste ciclo de estudos existem 3 turmas do 7º ano, 3 turmas do 8º ano e 3 turmas do 9º ano, sendo disponibilizadas as línguas estrangeiras de Inglês I, Francês II e Espanhol II, e uma disciplina de oferta própria, Oficina de Expressão Artística, nos 7º e 8º anos de escolaridade. A partir do ano lectivo de 2010-2011 é disponibilizada a disciplina de Espanhol, como Língua Estrangeira II, ao nível do 7º ano de escolaridade, opção gradualmente alargada aos anos curriculares seguintes.

No âmbito do ensino secundário pode constatar-se uma grande variedade de ofertas formativas, incluindo as mais vocacionadas para o prosseguimento de estudos no ensino superior e aquelas que, permitindo o prosseguimento de estudos pós-secundários ou superiores, têm como objectivo a qualificação profissional de nível intermédio. Na totalidade existem 11 turmas no 10º ano, 12 turmas no 11º ano e 14 turmas no 12º ano.

 

No Ensino Secundário são disponibilizados todos os cursos científico-humanísticos:

Artes Visuais
Ciências e Tecnologias
Ciências Socioeconómicas
Línguas e Humanidades

 

 

Quanto aos cursos profissionais a oferta é ajustada em cada ciclo de formação:

 
Técnico de Electrotecnia (2012-2015)
Técnico de Gestão (2012- 2015)
Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (2012-2015)
Técnico de Manutenção Industrial-Electromecânica
Técnico de Multimédia (2012-2015)
Técnico de Secretariado
 

Na secção Oferta Curricular encontra informação mais detalhada

 

Actividades

 

(Festa de Natal)

 

(Chuva de Estrelas 2010)

 

(A Economia, a Política, a Ética e a Religião - EMRC)

 

(Evocar o 25 de Abril)

 

(Fernando Pessoa na Escola)

 

(Poesia na Cidade)

 

(Campanha 1000 Sorrisos - Área de Projecto 2009 - 2010)

 

(Rodo Consciência - Área de Projecto 2009-2010)

 

 

Vídeos do You Tube, TV4 e Ribatejo