Estágios Profissionais

 

A realização de estágios pode ser uma boa opção no âmbito da transição para a vida activa.

 

Frequentemente nos anúncios de oferta de emprego é exigida experiência profissional que não é fácil ser adquirida por quem concluiu os estudos recentemente.

 

Outras vezes, os estágios poderão ser uma forma de actualização ou reconversão profissional.

 

Em qualquer das situações constituem sempre uma oportunidade de enriquecimento da experiência pessoal e profissional e de alargar as possibilidades de vir a ter uma colocação mais qualificada e mais próxima das expectativas pessoais.

 

 

 (Fonte - Cidade das Profissões)

Programas de Estágios Nacionais

 

 

Programa de Estágios Profissionais para o Ensino Superior

Estágios de 9 meses, tendo em vista complementar e aperfeiçoar as competências socioprofissionais dos jovens desempregados com formação de nível superior, de forma a facilitar a transição entre o sistema de ensino e o mercado de trabalho.


 

Estágios Profissionais – Formações Qualificantes de Níveis 3 e 4
 

Estágios, de 9 meses, tendo em vista complementar e aperfeiçoar as competências socioprofissionais dos jovens e facilitar a sua transição para o mercado de trabalho.


 

PEPAC - Programa de Estágios Profissionais na Administração Central.

Prazo de Candidaturas a partir de 29 de Março.


 

PEPAP · Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública

Programa no qual determinadas entidades da administração pública recebem estagiários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e com qualificação de nível intermédio ou superior, durante 12 meses.



PEPAL - Programa de Estágios Profissionais na Administração Local

Programa que visa contribuir para a inserção dos jovens (idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos) na vida activa, complementando uma qualificação preexistente através de uma formação prática a decorrer no âmbito dos serviços públicos. 


 


INOV-JOVEM
 

Estágios, de 12 meses e remunerados, em Pequenas e Médias Empresas, no âmbito do Plano Tecnológico, destinados a jovens com idade até aos 35 anos e com qualificação de nível superior em áreas críticas para a inovação e o desenvolvimento empresarial.


 

Inov-Social

A Medida INOV-SOCIAL visa a inserção de jovens quadros qualificados em instituições da economia social sem fins lucrativos, tendo em vista apoiar a modernização das instituições e o emprego jovem.


 

Inov-Energi@

Estágios de 12 meses, em empresas das áreas do ambiente, das energias renováveis e do desenvolvimento sustentável, para jovens com formação de nível superior, com o objectivo de promover as suas competências socioprofissionais e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho.


 

Inov-Export

Programa de estímulo ao emprego de especialistas em comércio internacional nas PME nacionais exportadoras ou potencialmente exportadoras, através da integração de técnicos especialistas em comércio internacional, nos seus quadros.


 

PEJENE · Fundação da Juventude
 

O Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas destina-se a estudantes a frequentar o penúltimo e último ano do ensino superior (Licenciatura e/ou Mestrado Integrado). EStes são estágios de curta duração, não são remunerados e decorrem durante os meses de Verão.


 

Estágios em Entidades Bancárias  

Oportunidades para licenciados nas áreas de Economia, Gestão, Informática e Matemática, em instituições bancárias.


 

Estágios na Declarativa
 

Para finalistas da licenciatura em Engenharia Informática ou áreas afins.


 

Estágios Profissionais Microsoft Students to Business
 

O programa Students to Business é uma iniciativa entre a Microsoft, os Parceiros da Microsoft e as principais universidades do país.
 


 

Programa Juventude em Acção
 

O Programa Juventude em Acção entrou em vigor em Janeiro de 2007. Dirige-se principalmente a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 28 anos.


Estágios Qualificação-Emprego

Da responsabilidade do IEFP, visa facilitar o recrutamento e a integração dos desempregados no mercado, nomeadamente dos que obtiveram qualificação em áreas distintas da sua qualificação de origem.


 

Estagiar em Portugal

Promover e facilitar a inserção profissional de jovens portugueses e luso descendentes residentes no estrangeiro.

 


Academia PT

Estágio Profissional remunerado para quem possui o 12º ano nas áreas da Electrónica, Telecomunicações, Redes e Informática. 


 

Programa de Estágios TIC

Neste portal poderá pesquisar ofertas de estágio especificas da área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

 

Programas de Estágios Internacionais

 

Estudar ou trabalhar no estrangeiro durante algum tempo poderá trazer muitas vantagens e facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

 

A realização de um período de estágio no estrangeiro poderá permitir aceder a uma experiência extremamente enriquecedora no campo profissional e pessoal, onde as competências técnicas e  interpessoais são desenvolvidas e reforçadas num processo acompanhado pela descoberta de uma sociedade com referências sociais, culturais e empresariais diferentes.
 

Para além do acesso a novas tecnologias e a processos de organização e de gestão inovadores, os estagiários ficam dotados com as chamadas “competências transversais”, entendidas como um conjunto de capacidades, conhecimentos e experiências indispensáveis ao sucesso profissional nos dias de hoje em qualquer área de actividade, como são as competências linguísticas, espírito empresarial, iniciativa, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação, decisão e sensibilização para as questões da qualidade.
 

Por outro lado, os estagiários que empreendem uma experiência de trabalho numa empresa estrangeira têm a preferência das empresas do seu próprio país aquando do recrutamento de novos recursos humanos. 

 

1.Leonardo da Vinci · Medida Mobilidade

Dirigido a alunos finalistas e recém-licenciados é uma medida de mobilidade no espaço europeu, que promove estágios com duração de 3 a 12 meses.


 

2.INOV Contacto · Estágios Internacionais
 

Promovido pelo ICEP, proporciona estágios remunerados em empresas estrangeiras, para licenciados e bacharéis em áreas chave para a competitividade empresarial.


3. Erasmus - Mobilidade de Estudantes para Estágios

Programa de estágios coordenado por cada instituição do ensino superior que lhe dá a possibilidade de integrar uma experiência de formação em contexto real de trabalho fora de Portugal.
 


4. INOV Vasco da Gama

Programa de formação em contexto real de trabalho para gestores, quadros médios de empresas com idade até 35 anos.


5. Inov-Art
Estágios profissionais para licenciados em áreas artísticas.


 

6.Adi · Agência de Inovação

A Adi, através de protocolos estabelecidos com o CERN, a ESA e o ESO, promove estágios no domínio tecnológico para jovens engenheiros.   
 


 

7.Programa Vulcanus no Japão

Proporciona estágios no Japão para estudantes universitários das áreas das Tecnologias, Engenharias e da Gestão.


 

8.AIESEC · Programa OUT            

Promove estágios internacionais para finalistas ou recém-licenciados das áreas da Economia / Gestão, das Tecnologias e do Desenvolvimento Social.


 

9.Estágios IAESTE

Dirigido a estudantes do ensino superior das areas da Engenharia, das Ciências Exactas, Arquitectura e Agronomia, pretende facultar uma experiência de trabalho numa empresa ou instituição estrangeira, no sentido de promover competências técnicas.


 

10.Programa ANIMA

Para jovens com idade compreendida entre 18 e 35 anos de idade, que estejam à procura de emprego na área da animação sócio-cultural.


 

11.CCUSA · Work Experience USA & UK

O Work Experience USA & UK é um programa de intercâmbio destinado a universitários interessados em trabalhar numa companhia americana ou do Reino Unido à escolha, embora sem remuneração.


 

12.Estágios na União Europeia

As diversas instituições da União Europeia promovem estágios para licenciados ou finalistas naturais dos países da União Europeia.


 

13. CERN - European Organization for Nuclear Research

Nesta instituição poderá encontrar oportunidades de educação, estágios e emprego.

 

14.ESA - Agência Espacial Europeia

A Agência Espacial Europeia tem à sua disposição Bolsas de Estágio específicas para recém-graduados portugueses. Os estágios terão a duração de 1 ano, podendo vir a ser prolongados por mais 1 ano.


 

15. ESO - Observatório do Sul Europeu

Esta instituição oferece-lhe oportunidades de estágio em várias áreas de 3 a 6 meses.


 

16. Programa Alfa

O Programa ALFA é um programa de cooperação entre Instituições de Ensino Superior (IES) da União Europeia e da América Latina.


 

17. Programa Tempus

O objectivo global do programa é contribuir para facilitar a cooperação em matéria de ensino superior entre os Estados-Membros da União Europeia e os países parceiros das regiões vizinhas.
 


 

18. Programa Atlantis

O Programa Atlantis - UE-EUA (Actions for Transatlantic Links and Academic Networks for Training and Integrated Studies) é um novo programa resultante de acordos de cooperação entre a União Europeia e os Estados Unidos no domínio do ensino superior e formação profissional.


 

 

19. Erasmus Mundus
 

Programa de cooperação e mobilidade no âmbito do Ensino Superior que apoia projectos de cooperação e mobilidade entre a Europa e países terceiros.


 

20.Outras Ofertas

Outras oportunidades de estágio a nível internacional promovidas por várias entidades em diversas áreas.

 

Empresas com Programas de Estágios

 

Oportunidades de estágio promovidas por empresas, em diversas áreas.

 

Trabalhos de Verão

 

 

 

Detalhes de alguns Programas

 

Programa Estágios Profissionais

Tem como objectivos complementar e aperfeiçoar as competências sócio-profissionais dos desempregados, de forma a facilitar a transição entre a saída do sistema de qualificação e o mercado de trabalho. Destina-se a desempregados, à procura do primeiro ou de novo emprego, com idade até aos 35 anos, inclusive, com o nível 3 ou 4 de qualificação ou superior. Quando os destinatários forem pessoas com deficiência e incapacidade não existe limite de máximo de idade.

 

Os estágios têm a duração de 12 meses, não prorrogáveis, sendo realizados em entidades privadas, singulares ou colectivas, com ou sem fins lucrativos. O interessado pode promover o seu estágio apresentando uma candidatura conjunta com a entidade promotora escolhida. O Programa Estágios Profissionais não inclui os estágios que tenham por objectivo a aquisição de uma habilitação profissional, requerida para o exercício de determinada profissão, nem os estágios curriculares de quaisquer cursos.

 

Enquadramento Legal—Portaria n.º 129/2009 de 30 de Janeiro, Portaria nº 127/2010 de 1 de Março. Para obter informação mais detalhada o interessado deve dirigir-se ao Centro de Emprego da sua área de residência.

  

Medida-Inov-Jovem – Estágios Profissionais

Apoia a realização de estágios profissionais em Pequenas e Médias Empresas, visando a inserção de jovens com qualificação de nível superior, complementando a sua qualificação através de uma formação prática em contexto de trabalho.

 

Programa Inov-Social   

Visa a inserção profissional de jovens em instituições da Economia Social sem fins lucrativos, nomeadamente: IPSS, Mutualidades, Misericórdias, Cooperativas de Solidariedade Social, Associações de Desenvolvimento Local, Instituições de Empreendedorismo Social, Entidades Culturais de âmbito social, Associações, Federações, Confederações e Uniões respectivas. Podem candidatar-se jovens desempregados com idade até 35 anos e com habilitação superior nas áreas de Economia, Gestão, Direito, Ciências Sociais e Engenharia

As inscrições decorrem de 13 de Janeiro a 30 de Abril de 2010.

 

PEPAC - Programa de Estágios Profissionais na Administração Central do Estado

Destina-se a jovens com idade até 35 anos e com habilitação de nível superior - desempregados à procura do primeiro emprego ou de novo emprego e jovens empregados que exerçam uma ocupação profissional não correspondente à sua área de formação e nível de qualificação. Os estágios serão realizados em orgãos e serviços da Administração Pública, em áreas de educação e formação indicadas na Portaria nº 172-A/2010. Terão início a 1 de Julho de 2010 e a duração de 12 meses não prorrogáveis. Os estágios a realizar em estabelecimentos de ensino terão início a 1 de Serembro de 2010. É atribuída uma bolsa de valor igual a 2 vezes o Indexante dos Apoios Sociais, IAS, e subsídio de refeição equivalente ao dos trabalhadores da Administração Pública.

Os estagiários usufruirão de alguns benefícios no âmbito de procedimentos concursais nos serviços onde estagiaram assim como no acesso ao Curso de Estudos Avançado em Gestão Pública.

As candidaturas decorrem de 29 de Março a 9 de Abril, estando os procedimentos centralizados numa aplicação informática gerida pela Direcção Geral da Administração e Emprego Público. As entidades proponentes e os candidatos a estágio deverão proceder ao registo na Bolsa de Emprego Público.

 

PEJENE 2009-2010

As inscrições para a 18ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas – são realizadas pela via electrónica até 23 de Abril para os estudantes e até 28 de Maio para as empresas.

O PEJENE visa a articulação entre as Universidades e as Empresas durante o período de formação escolar e curricular dos jovens. Permite o acesso a uma experiência profissional reconhecida, facilitando a entrada no mercado de trabalho.

Os estágios, a decorrer entre os meses de Julho e Setembro, destinam-se a todos os jovens que frequentem o penúltimo e o último ano de qualquer curso do ensino superior (Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado), em estabelecimentos de ensino público, privado e/ou cooperativo, abrangendo todas as áreas de estudo. Terão a duração mínima de 2 meses e máxima de 3 meses, decorrendo em todo o território nacional.


 

Estágios Qualificação-Emprego

Visa promover a inserção ou reconversão de desempregados com mais de 35 anos, complementando as qualificações adquiridas há menos de 3 anos, através de formação prática em contexto laboral, com a duração de 9 meses.