Escola Secundária Dr. Ginestal Machado

 

 

A Escola Industrial e Comercial de Santarém foi criada em 1956, sendo nela ministrados inicialmente o Ciclo Preparatório e os Cursos de Formação de Serralheiro, de Formação Feminina e Geral de Comércio. As aulas iniciaram-se no dia 18 de Janeiro de 1957 no remodelado edifício dos antigos Paços do Concelho na Praça Visconde Serra do Pilar.

 

Em 1969 o actual edifício, situado no Planalto de Fau, foi inaugurado, tendo capacidade para 1200 alunos. Em 1979 a Portaria nº 608 alterou a designação dos estabelecimentos de ensino, passando a chamar-se Escola Secundária de Marvila. Em 2 de Abril de 1987 a Escola adoptou a designação que actualmente é utilizada: Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

 

Alfageme (Blog de Antigos Alunos)

 

Desde o ano lectivo de 2000/2001 a Escola comemora "O Dia da Escola" a 15 de Março, o dia da inauguração oficial da antiga Escola Industrial e Comercial.

 

Na sequência da fusão da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e do Agrupamento de Escolas de Mem Ramires, passou a integrar o Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, a partir de 1 de Agosto de 2010 (Resolução do Conselho de Ministros nº 44/2010, de 14 de Junho).

 

Contactos

Tel: 243309650

Fax: 243309651

Site

Correio electrónico: escsec.gmachado@mail.telepac.pt

 

Patrono

António Ginestal Machado nasceu em Almeida a 3 de Maio de 1874 e faleceu em Santarém a 28 de Junho de 1940. Foi um advogado, professor liceal e político português. Entre outras funções, foi deputado, Ministro da Instrução Pública e Presidente do Conselho de Ministros (primeiro-ministro) durante a Primeira República Portuguesa. Em 1904 obteve colocação como professor efectivo de História e Geografia no Liceu Nacional de Santarém.

(Wikipédia, a enciclopédia livre)

 

Escola - Espaço Físico

 

 

(Trabalho realizado no âmbito da área curricular não disciplinar "Área de Projeto")
 

 

(Prova de Aptidão Profissional - Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos - Alunos: Aleksandar Dimov e Helder Couto)

 

Este estabelecimento de ensino está inserido numa zona residencial servida por inúmeros estabelecimentos comerciais, estando próxima de alguns equipamentos sociais e de outros serviços públicos, nomeadamente a Delegação Regional da Segurança Social, o Centro de Emprego de Santarém, as Piscinas Municipais antigas, a Direcção Regional de Viação, a Delegação Desconcentrada do Instituto Português da Juventude, o Instituto Politécnico de Santarém e a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Mem Ramires. Tem um acesso fácil a outras zonas da cidade em percurso pedestre ou utilizando a rede de transportes urbanos, com paragens próximas deste estabelecimento de ensino.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para conhecer alguns sectores da escola pode consultar os seguintes sites:

 

Blog do Clube de Fotografia

Blog da Escola

Blog Livros e Mais

Centro de Recursos

Museu Virtual de Física e Química

 

A Missão e a Visão da Escola

 

 

De acordo com o seu Projecto Educativo a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado visa "o desenvolvimento de uma organização orientada para a excelência, o optimismo e o sucesso. Para atingir estes patamares baseia o seu trabalho no sentido da cooperação, partilha e inovação, tendo sempre em conta a realidade local.

 

A sua Missão está suportada por três pilares fundamentais:

 

- capacitar os alunos para o prosseguimento de estudos;

- promover a capacitação dos alunos para o mundo do trabalho;

- desenvolver nos alunos atitudes que revelem uma sólida formação cívica e pessoal.

 

A Escola propõe-se desenvolver acções que possibilitem aos alunos:

 

- a capacidade de escolher os seus percursos educativos diferenciados;

- a utilização de métodos, técnicas e competências numa perspectiva de construção do saber e de auto-aprendizagem;

- laços afectivos que permitam uma maior coesão social;

- uma atitude para a mudança, acreditando que face às diversidades sejam cooperantes e solidários partilhando uma comunidade competente e optimista;

- o desenvolvimento dos valores da tolerância, democracia, liberdade e da responsabilidade;

- o espírito da inovação, permitindo a investigação, a crítica e o debate e autonomia;

- o reconhecimento das diferenças ideológicas e humanas."

 

Oferta Educativa e Formativa

Trata-se de um estabelecimento de ensino que ministra essencialmente o ensino secundário, embora também seja leccionado o 3º ciclo do ensino básico. Neste ciclo de estudos são disponibilizadas as línguas estrangeiras de Inglês I, Francês II e Espanhol II, e uma disciplina de oferta própria, Educação Tecnológica, nos 7º e 8º anos de escolaridade. É disponibilizada a disciplina de Educação para a Cidadania

No âmbito do ensino secundário pode constatar-se uma grande variedade de ofertas formativas, incluindo as mais vocacionadas para o prosseguimento de estudos no ensino superior e aquelas que, permitindo o prosseguimento de estudos pós-secundários ou superiores, têm como objectivo a qualificação profissional de nível intermédio. 

 

No Ensino Secundário são disponibilizados todos os cursos científico-humanísticos:

Artes Visuais

Ciências e Tecnologias

Ciências Socioeconómicas

Línguas e Humanidades

 

Quanto aos cursos profissionais a oferta é ajustada em cada ciclo de formação:

Artes do Espetáculo - Interpretação

Técnico de Informática - Sistemas

Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Multimédia 

Técnico de Organização de Eventos

 
Nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e no Ensino SEcundário é disponibilizado o Ensino Artístico Especializado na área da Música, em articulação com o Conservatório de Santarém.
 

 

Atividades

 

(Festa de Natal)

 

(Chuva de Estrelas 2010)

 

(A Economia, a Política, a Ética e a Religião - EMRC)

 

(Evocar o 25 de Abril)

 

(Fernando Pessoa na Escola)

 

(Poesia na Cidade)

 

(Campanha 1000 Sorrisos - Área de Projecto 2009 - 2010)

 

(Rodo Consciência - Área de Projecto 2009-2010)

 

 

Vídeos do You Tube, TV4 e Ribatejo