7 coisas que podemos fazer para os nossos filhos serem bem sucedidos

20/10/2016 23:37

Querer o melhor para os filhos é um desejo quase universal dos pais. Seja a melhor casa, o melhor emprego, as melhores viagens, os melhores amigos ou o melhor namorado (ou namorada), estamos sempre desejando que eles alcancem o sucesso. Mas o segredo disso está, principalmente, no que nós ensinamos para as crianças desde pequenas. Confira 7 valores que você pode ensinar e mudarão a vida do seu filho no futuro:

 

1) Ensine respeito: Não apenas respeito pelas pessoas, mas respeito por tudo aquilo que ele conquistou, pelo seu próprio trabalho, pelo meio ambiente, pelo que ganha e pelo que perde.

 

2) Ensine tolerância: as crianças precisam aprender desde cedo que as diferenças fazem parte do mundo em que vivemos e que não há nada mais bonito do que ajudar alguém que precisa. Precisamos ensinar os nossos filhos também a tolerarem aquilo com o que não concordam.

 

3) Ensine responsabilidade: nós temos a obrigação de ensinar nossos filhos como assumir a responsabilidade por suas ações. É importante que eles entendam que tudo o que fazem tem consequências negativas ou positivas e que podem afetar outras pessoas. Pode ser difícil disciplinar as crianças, mas não desista!

 

4) Ensine autocontrole: crianças que sabem como se controlar vão se tornar adultos independentes. Crianças que precisam ser o tempo todo mandadas podem se sentir perdidas mesmo depois de adultas, quando estiverem sozinhas pela primeira vez. Saber seu próprio limite e conseguir  controlar-se vai fazer uma diferença enorme na vida do seu filho, até mesmo na vida financeira.

 

5) Ensine honestidade: crianças precisam ser honestas com os outros e com elas mesmas. Isso não significa serem mal-educadas e falarem sempre o que pensam de forma grosseira. Isso significa admitir seus erros, ajudar os outros e principalmente não criar o hábito de mentir por medo ou por conveniência. Depois que as crianças crescem, a honestidade com elas mesmas vai fazê-las irem muito mais longe.

 

6) Ensine habilidades básicas: todo mundo precisa aprender a arrumar a própria cama, colocar seu prato na pia, ajudar a secar a louça e colocar o lixo para fora. Não é colocar seu filho para trabalhar, mas mostrar para ele que ajudar em casa é importante e que, quando ele for mais velho, algumas habilidades básicas serão necessárias para a vida toda.

 

7) Seja o modelo para seu filho: nada disso vai funcionar se você e sua família não mostrarem que valorizam essas qualidades e que agem de forma coerente. Seu exemplo também vai educar, junto com as conversas, as brincadeiras, tudo o que você fizer pelo seu filho.

 

Fonte