Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino (National Conference EUCIM-TE)

08/10/2010 23:26

A realizar no dia 18 de Outubro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, este colóquio visa convocar contributos da investigação e de boas práticas de ensino de PLNM (quer na promoção de bilinguismo e de inserção numa escola e numa sociedade inclusivas, quer no entendimento de práticas comunicativas e interculturais, em diferentes níveis de ensino-aprendizagem).

 

De entre estes contributos, destacamos o projecto EUCIM-TE, cuja finalidade é desenvolver um currículo europeu comum destinado a formar professores (na formação inicial, contínua e ao longo da vida) capazes de actuar em contextos multilingues e multiculturais, com destaque para a consciencialização do papel da linguagem escolar na promoção do sucesso educativo, não apenas destes grupos, mas de todos os alunos.

 

No crescente contexto de imigração associado aos processos de globalização e de mobilidade no espaço europeu, Portugal tem vindo a tornar-se um país cada vez mais multilingue e multicultural. A igualdade de oportunidades no acesso a uma vida com melhores condições, o combate à pobreza e a dignificação humana, em geral, passam para os grupos imigrantes e de minorias étnicas, tal como para todos os outros, pela escolarização das crianças e jovens.

 

A uma plena cidadania numa sociedade que tem como língua oficial uma língua que não é a da família, não pode ser alheia a escola. Estimando-se que mais de cinco dezenas de línguas são faladas em casa pelos alunos das escolas portuguesas e mais de três dezenas com os amigos e os urge reflectir sobre as implicações pedagógico-didácticas e para a formação de professores do facto de a língua portuguesa não ser a língua materna para cerca de 14% da população estudantil nacional.

Informação adicional