SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Santarém

07/10/2016 16:33

Tem início no dia 10 de outubro, com o objetivo de assegurar o atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

 

O SAAS é coordenado pela RLISS - Rede Local de Intervenção Social de Santarém, que assenta numa lógica de intervenção articulada e na integração de entidades com responsabilidades no desenvolvimento da ação social, para além de potenciar uma articulação planeada dos diversos organismos para garantir o interesse público e de promover a implementação de novos mecanismos de atuação e diferentes estratégias de ação em resposta às necessidades sociais.

 

O SAAS vai promover o Atendimento Social: atendimento de primeira linha, personalizado, que responde às situações de crise ou de emergência sociais, a par do Acompanhamento Social, de modo a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais, de pessoas e famílias em situação de pobreza e de exclusão social, incluindo situações de crise e emergência social, residentes no concelho de Santarém.

 

As equipas técnicas da RLIS para este domínio de intervenção são compostas pela Cruz Vermelha Portuguesa – Santarém / Cartaxo e pela Santa Casa da Misericórdia de Pernes.

 

O SAAS da Cruz Vermelha Portuguesa Santarém/ Cartaxo está sedeado na unidade territorial de S. Salvador, que integra a União de Freguesias de Santarém, no edifício da Ex- Escola Prática de Cavalaria, no Largo Infante Santo, em Santarém, e vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 19h00, e à sexta-feira, das 09h30 às 12h30.

As freguesias abrangidas pela RLIS da Cruz Vermelha Portuguesa Santarém/ Cartaxo são a UF Santarém – Sede, a UF Santarém - Santa Iria da Ribeira, a UF Santarém - S. Nicolau - Bairro de S. Domingos, Almoster, Vale de Santarém e Póvoa da Isenta.

Na freguesia de Vale de Santarém, funciona à segunda-feira, das 09h30 às 12h30, em S. Nicolau, à terça-feira, entre as 09h30 e as 12h30, na Póvoa da Isenta, à quarta-feira, das 09h30 às 12h30, em Santa Iria da Ribeira de Santarém, à quinta-feira, das 09h30 às 12h30 e em Almoster, à sexta-feira, das 09h30 às 12h30.

 

O SAAS da Santa Casa da Misericórdia de Pernes - Sede, vai funcionar no Edifício Lucrécia Sequeira, na Rua Carlos Theriaga Junior, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, para além da Unidade Móvel para Atendimento.

A RLIS da Santa Casa da Misericórdia de Pernes abrange as freguesias: Abitureiras; Abrã; Alcanede;Alcanhões; Amiais de Baixo;Arneiro das Milhariças;Gançaria;Moçarria;Pernes;União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém;União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremês;União de Freguesias de Casével e Vaqueiros;União de Freguesias de Romeira e Várzea e União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira.

Nas Abitureiras o atendimento tem lugar à segunda-feira, em Abrã, à terça-feira, em Alcanede, à quarta-feira, em Amiais de Baixo, à terça-feira, no Arneiro das Milhariças e na Gançaria, à quarta-feira e na Moçarria, à segunda-feira, na União de Freguesias de Achete, Azóia de Baixo e Póvoa de Santarém, à quinta-feira, na União de Freguesias de Azóia de Cima e Tremês, à sexta-feira, na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, à terça-feira, na União de Freguesias da Romeira e Várzea, à segunda-feira, na União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira, à quinta-feira.

 

Para qualquer esclarecimento adicional, a RLIS pode ser contatada, através de:

E-mailchsc.rlis@cruzvermelha.org.pt  

Telemóvel: 914516813

E-mail: geral.scmpernes@rlis.pt

 

Fonte